404Tuia Áurea/Verde – Transplantas Garden Center
Tuia Áurea/Verde 2016-12-28T20:54:54+00:00

Project Description

Tuia Áurea/Verde

NOME CIENTÍFICO: Chamaecyparis plumosa aurea

PORTE: Inicialmente 40 cm, podendo atingir de 4 a 5 metros quando plantada em jardim.

CICLO DE VIDA: Perene

ILUMINAÇÃO: A Tuia prefere lugares bem iluminados. De preferência, deve ser mantida em lugar onde receba a luz direta do Sol pelo menos durante algumas horas do dia.

REGA: Seu solo deve ser mantido sempre úmido, porém sem encharcá-lo. Quando cultivada em vasos deve ser regada todos os dias.

SUBSTRATO: As tuias preferem solos argilosos. A mistura de solo ideal deve conter também terra vegetal e húmus de minhoca.

ADUBAÇÃO: Não é essencial que se aplique fertilizantes, embora a adubação possa acelerar o seu lento crescimento. Para atingir 1,2 metro de altura as tuias costumam levar uns quatro anos. Em produções de grande escala, costuma-se utilizar apenas um pouco de esterco bovino. Alguns produtores também costumam aplicar regularmente uma adubação básica NPK (nitrogênio, fósforo, potássio, e uréia) além do esterco.

PODA: A poda deve ser feita antes de transferi-la para o local definitivo. Corte a ponta da Tuia, isso fará com que a planta fique mais baixa e encorpada.

MÉTODO DE PROPAGAÇÃO OU REPLANTE: A reprodução da tuia talvez seja a fase do cultivo que mais exige cuidado. As mudas são formadas por estaquia, ou seja, o processo consiste basicamente na escolha de árvores sadias para o fornecimento de galhos, que devem ser plantados “em terra virgem argilosa, retirada de barranco”. Seu plantio deve ser em lugar sombreado e úmido, de preferência protegido por tela ou teto de folhas de bananeira ou similar. Os galhos lançam raízes no período de dois a três meses. As mudas devem ser regadas tanto durante o desenvolvimento no viveiro quanto nas primeiras semanas após o transplante para o campo, que ocorre com cerca de mais ou menos um ano de vida. Quando adulta, a tuia torna-se bastante sensível a mudanças de ares. Apesar de serem arrancadas com raízes e plantadas em grandes vasos, aquelas destinadas a alegrar nosso Natal muitas vezes acabam morrendo logo, mesmo se plantadas em um belo jardim depois das festas. O longo tempo em ambiente estranho dentro de uma sala de estar, por exemplo, muitas vezes é fatal para a Tuia. Sem falar nas lâmpadas natalinas e muitas vezes o esquecimento de rega periódica. Para quem quiser tentar o plantio após as festas, um bom conselho é regar a arvorezinha de Natal diariamente, tomando cuidado para não encharcar a terra. Na hora do replante, faça uma cova de cerca de 50 centímetros de largura e 50 de profundidade, em local arejado e ensolarado, e continue regando moderadamente todos os dias. E torça para que o novo hábitat seja do agrado da tuia.

  • Exposição direta. Luz solar durante pelo menos cinco horas por dia.

  • Rega abundante. Frequente e constante, principalmente no verão.

  • Ambientes externos. Suporta intempéries.

Uma pergunta qualquer? 2017-01-11T10:35:44+00:00

Passe na Transplantas e compre mais 2.

O que devo fazer se eu tiver uma orquídea? 2017-01-11T10:35:57+00:00

Passe na Transplantas e compre mais 2.

O que fazer se minha planta morrer? 2017-01-11T10:35:48+00:00

Passe na Transplantas e compre mais 2.

O que fazer quando se tem uma roseira vermelha? 2017-01-11T10:35:53+00:00

Dar água e carinho.

Se interessou? Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato com você