404Suculentas Mistas – Transplantas Garden Center
Suculentas Mistas 2016-12-28T20:48:16+00:00

Project Description

Suculentas Mistas

NOME CIENTÍFICO: – –

PORTE: O tamanho dessas plantas varia muito, conforme a espécie. Mas geralmente são de pequeno porte. Algumas, como as agaves e crassulas podem alcançar tamanhos realmente grandes. Algumas espécies de Crassulas chegam até 3 metros de altura.

CICLO DE VIDA: perene, há plantas centenárias como alguns cactos.

ILUMINAÇÃO: A luminosidade é um dos grandes segredos do sucesso no cultivo das suculentas. Muitas espécies de suculentas adaptam-se bem em ambientes fechados como: Crássulas mantêm-se bem, perto de janelas com sol constante (norte). Enquanto que Haworthias preferem sol mais fraco (janelas voltadas para o sul) e Aloes e Gasterias podem manter-se à meia-sombra. Plantas pendentes, como Ceropegias e Hoyas também se adaptam bem a ambientes internos. Echeverias e Rosularias preferem janelas com pelo menos 4 horas de sol por dia. Outras espécies preferem ambientes externos. Podem suportar bem geadas, no entanto, aconselha-se protegê-las de temperaturas menores que 5ºC. A boa ventilação também colabora para o bom desenvolvimento das suculentas fora de casa. Crássulas podem desenvolvem-se bem ao ar livre, mas não toleram geadas fortes. Já Gasterias, Aloes e Haworthias preferem locais sombreados. Algumas espécies de pequeno porte (echeverias e crassulas) não gostam do ambiente externo e precisam da proteção de um local fechado.

REGA: Este é outro ponto crítico para o cultivo de suculentas. A regra básica é regar abundantemente 1 vez por semana no verão e de 15 em 15 dias no inverno (ou no verão se o tempo estiver chuvoso ou nublado). Deve-se molhar como uma “tempestade”, inclusive folhas e tudo. Não tem problema! Não pode é “borrifar” água, que aumenta a umidade relativa do ar em volta da planta nem deixar acumular água embaixo do vaso. É importante colocar brita, cacos de cerâmica ou argila expandida no fundo dos vasos para facilitar a drenagem do excesso de água.Outra coisa interessante é utilizar pedrinhas cobrindo a superfície do vaso o que faz com que a água passe por aquele espaço sem se acumular ali, indo direto para as raízes. Isto evita muito o apodrecimento do colo da planta (pescoço), parte muito sensível a tombamento. 
Vale lembrar que toda regra tem exceção: vasos expostos ao sol direto e/ou vento necessitam de mais água que outros mais protegidos. Em se tratando de cactos, só alguns de mata Atlântica como os Rhipsalis, gostam de regas mais freqüentes.

SUBSTRATO: As suculentas de maneira geral preferem solos ricos e bem drenados. Deve-se usar uma fibra natural (pó de xaxim de áreas autorizadas pelo IBAMA), casca de Pinus, pedrisquinhos (tipo o que sobra de peneirar uma areia lavada grossa). Normalmente se mistura substrato comprado no mercado, misturado com a fibra e um pouco de terra vermelha de subsolo de barranco.

ADUBAÇÃO: A adubação deve ser feita periodicamente, mas sem exageros, pois são plantas pouco exigentes em nutrição. Normalmente uma vez por mês com uma dose mínima ou após o plantio das mudas em vasos. Pode-se usar adubo tipo NPK.

PODA: A planta não exige podas complicadas, mas para manter o visual decorativo, retire as hastes à medida que forem murchando.

MÉTODO DE PROPAGAÇÃO OU REPLANTE: As suculentas são multiplicadas por semente ou por partes das plantas como folhas. Também é possível fazer mudas por estacas o que acelera bastante o processo de multiplicação. Há plantas fáceis e rápidas de multiplicar e outras já muito lentas para crescer e até amadurecer para se conseguir sementes. Alguns Agaves podem levar até vinte anos ou mais para florescer.

  • Rega esparsa. Suficiente para hidratar o solo. A terra deve estar seca em sua superfície para só então hidratar a planta novamente.

  • Ambientes internos ou externos.

Uma pergunta qualquer? 2017-01-11T10:35:44+00:00

Passe na Transplantas e compre mais 2.

O que devo fazer se eu tiver uma orquídea? 2017-01-11T10:35:57+00:00

Passe na Transplantas e compre mais 2.

O que fazer se minha planta morrer? 2017-01-11T10:35:48+00:00

Passe na Transplantas e compre mais 2.

O que fazer quando se tem uma roseira vermelha? 2017-01-11T10:35:53+00:00

Dar água e carinho.

Se interessou? Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato com você